topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A ANS realiza a mediação de conflitos com objetivo de garantir o atendimento do beneficiário conforme o contratado e o previsto em normas da Agência.

O consumidor que tiver dificuldades em ser atendido pelo plano de saúde deve, primeiro, entrar em contato com sua operadora para solicitar a solução para o problema. Caso não consiga resolver, ele deve registrar uma reclamação na Central de Atendimento da ANS.

A reclamação do beneficiário será notificada à operadora, que deverá resolver em até 5 dias úteis, caso a queixa seja assistencial (relacionada ao descumprimento de prazos ou à negativa de atendimento) ou em até 10 dias úteis, nos outros casos.

Se a operadora não resolver a situação do beneficiário, a ANS inicia uma apuração que pode resultar em abertura de processo administrativo sancionador e aplicação de multa contra a operadora. Em último caso, quando a operadora recebe muitas reclamações assistenciais não solucionadas, a empresa pode ser obrigada a parar de vender temporariamente o plano.

Se precisar, acesse a Central de Atendimento no portal da Agência, telefone para o Disque ANS ou compareça ao Núcleo da ANS mais próximo da região onde mora, de posse do número e data do protocolo do atendimento na operadora. Na dúvida sobre como proceder? #ConsulteANS!



Compartilhe:

Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
RSS
Acesso à Informação
Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar

Inicio do Endereço Sede
Avenida Augusto Severo, 84 - Glória - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040
Fim do Endereço Sede
Ir para o topo da página