topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

Descrição

A diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou na última segunda-feira, 09/12, a “Reunião Técnica de Análise das Contribuições para o Aprimoramento das Regras de Notificação de Inadimplência e Regulamentação de Suspensão”. O encontro reuniu cerca de 80 participantes, entre eles representantes de operadoras e de entidades do setor.

A reunião é resultado dos encontros “Diálogos sobre a Agenda Regulatória - Temas da DIPRO”, nos quais foram discutidos com membros do setor e do Governo Federal, no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, os pontos pertinentes à DIPRO na Agenda Regulatória da ANS (2019-21), visando o seu aprimoramento.

O diretor da DIPRO, Rogério Scarabel, abriu 1ª reunião agradecendo a presença de todos, bem como a cessão do auditório da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, onde foi realizado o evento. Também participaram da reunião o diretor-adjunto da DIPRO, Maurício Nunes, o gerente-geral da Estrutura Regulatória dos Produtos, Rafael Vinhas, a gerente de Manutenção e Operação dos Produtos, Fabricia Faedrich, e a coordenadora Regulatória de Acesso aos Produtos, Cristiane Arruda.

Durante a reunião, a ANS apresentou as primeiras análises das contribuições referentes ao tema notificação de inadimplência e regulamentação de suspensão recebidas por meio do formulário eletrônico disponibilizado aos participantes dos “Diálogos”. A Agência também abriu espaço às entidades que solicitaram tempo para apresentação: Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), Amil Saúde, Grupo Hapvida e o pesquisador Julio Cezar Pauzeiro. Em seguida, foi realizado um amplo debate sobre os temas tratados no encontro.

Em suas contribuições, as operadoras questionaram a possibilidade de se ter outras formas de notificação de inadimplência - como por meios eletrônicos - além das já previstas na Súmula nº 28/2015 da ANS. Das dez entidades do setor que encaminharam contribuições, sete apontaram como problema a ineficiência dos atuais mecanismos previstos na regulamentação para notificação de inadimplência.

Em relação às contribuições sobre a suspensão de contratos de planos de saúde, as operadoras registraram a falta de clareza do beneficiário de contrato coletivo em relação à possibilidade de suspensão da cobertura em razão da inadimplência da pessoa jurídica contratante, entre outros pontos. A DIPRO receberá novas contribuições para possíveis alterações normativas acerca dos temas discutidos na reunião até o dia 13/01/20. Após esta data, as próximas etapas do processo serão: Análise de Impacto Regulatório (AIR), submissão à Consulta Pública e apreciação pela Diretoria Colegiada da ANS.


Documentos relacionados

SessõesDatasDescriçãoVisualização
2ª Reunião
Novos critérios para as redes hospitalares
13/02/2020 Lista de presença - manhã Visualizar Lista de presença da reunião 2 - manhã (.pdf)
Lista de presença - tarde Visualizar Lista de presença da reunião 2 - tarde (.pdf)
Programação do Evento Visualizar Programação do Evento da reunião 2 (.pdf)
Apresentação ANS - Novos critérios para redes hospitalares Visualizar Apresentação ANS da reunião 2 (.pdf)
Nota Técnica DIPRO Visualizar Nota Técnica DIPRO da reunião 2 (.pdf)
Transmissão Assistir (YouTube) gravação da reunião 2
1ª Reunião
Notificações de inadiplência e suspensão
09/12/2019 Apresentação ANS Visualizar Apresentação ANS da primeira reunião (.pdf)
Apresentação AMIL Visualizar Apresentação AMIL da primeira reunião (.pdf)
Apresentação HAPVIDA Visualizar Apresentação da HAPVIDa da primeira reunião (.pdf)
Apresentação da SINOG Visualizar Apresentação da SINOG da primeira reunião (.pdf)
Apresentação de Julio Cesar Pauzeiro (Buniness & Risks) Visualizar Apresentação de Julio Cesar Pauzeiro (Buniness & Risks) da primeira reunião (.pdf)

Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
RSS
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página