topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Início do contéudo da página

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou nesta terça-feira (30/10) uma campanha para reforçar a importância e incentivar as operadoras de planos de saúde a qualificarem o cadastro de beneficiários. A iniciativa contribui para reduzir a discrepância de informações no setor e ajuda as empresas a melhorarem seus indicadores de qualidade.

Os dados cadastrais são registrados no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) que é composto por três grupos de informação: identificação pessoal do beneficiário, identificação de endereço e informações contratuais. Esses dados devem ser atualizados pelas operadoras sempre que identificarem alguma mudança nos cadastros de seus clientes. Entre as movimentações cadastrais possíveis no SIB estão a inclusão e a retificação de beneficiários, informação sobre mudança contratual, cancelamento e reativação do plano.

A campanha “SIB de Qualidade” consiste na disponibilização de conteúdo instruindo sobre o preenchimento e atualização dos campos e reforçando dicas para o envio dos dados. O material será publicado no portal da ANS, em página específica, e enviado diretamente às operadoras de forma periódica. Para facilitar a compreensão, a Agência elaborou vídeos com as principais orientações. O conteúdo também será postado nas redes sociais da ANS, ampliando a disseminação das informações e reforçando sua importância junto aos agentes do setor.

Os dados cadastrais dos beneficiários e planos geram informações que subsidiam as decisões da Agência e impactam em cálculos como os do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e a Taxa de Saúde Suplementar (TSS), entre outros. Portanto, é fundamental que as empresas do setor registrem de forma correta e completa os dados do plano e de seus beneficiários no Sistema.

Quanto melhor for a qualidade dos dados cadastrais dos beneficiários, mais facilidade a operadora terá no que se refere à previsibilidade das obrigações que tem a cumprir. O correto preenchimento do SIB também contribui para diminuir e evitar erros nos envios das informações à ANS, exigindo menos intervenções da operadora em sua base de dados, otimizando, assim, os seus recursos e diminuindo o retrabalho. Além disso, há uma repercussão positiva em outros indicadores que empregam dados qualificados do SIB, como o número de registros que possuem CNS atribuído.

Para saber as vantagens da manutenção do SIB e como melhorar a qualidade dos dados cadastrais, acesse aqui a área da campanha e participe.

Veja também

ANS promove melhorias no conteúdo do Relatório de Qualidade Cadastral

 


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
Acesso à Informação
trinca 18anos com governo federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página