topo
Início da Busca
Campo de busca
Fim da Busca
Menu Início do menu Principal Fim do menu Principal
Início do contéudo da página

O QUALISS visa estimular a qualificação dos prestadores de serviços de saúde (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e aumentar a disponibilidade de informações sobre qualidade de prestadores de serviço. O objetivo é ampliar o poder de avaliação e de escolha por parte dos beneficiários de planos de saúde e pela sociedade em geral.

O Programa foi estabelecido pela RN 405, de maio de 2016 e consiste no estabelecimento de atributos de qualificação relevantes para o aprimoramento da qualidade assistencial oferecida pelos prestadores de serviços; na avaliação da qualificação desses prestadores de serviços de saúde; e na divulgação dos atributos de qualificação, tais como: acreditação, segurança do paciente, qualificação profissional, monitoramento da qualidade por meio de indicadores, etc.

Para a execução do QUALISS, a ANS conta ainda com entidades participantes, que contribuem não só na elaboração de critérios como na coleta e consolidação de dados.

Razão SocialAcreditadoraColaboradoraGestora de Outros Programas de QualidadeEntidades Parceiras
Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)       Esta é uma entidade parceira
Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO)       Esta é uma entidade parceira
Conselhos Profissionais e Associações Nacionais Representativas de Categorias Profissionais       Esta é uma entidade parceira
Organização Nacional de Acreditação (ONA) Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
IQG Serviço de Acreditação em Saúde Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
2IM Impacto Inteligência Médica     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA)   Esta entidade é uma colaboradora    
IAG Saúde     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
DNV GL - Business Assurance Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora    
Sociedade Brasileira de Patologia (SBP)   Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Soc. Bras. de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - SBPC/ML – PALC. Esta entidade é uma acreditadora      
Soc. Bras. de Patologia Clínica Medicina Laboratorial - SBPC/ML e CONTROLLAB   Esta entidade é uma colaboradora    
Giovanoni Internacional     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
União das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas)     Esta entidade é uma acreditadora  
Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) Esta entidade é uma acreditadora Esta entidade é uma colaboradora Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Federação Nacional das Associações de Prestadores de Serviços de Fisioterapia (FENAFISIO)   Esta entidade é uma colaboradora    
Conselho Federal de Biomedicina – CFBM   Esta entidade é uma colaboradora    
Cooperativa Central de Cooperativas Unimed do Rio Grande do Sul- UNIMED RS     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
Federação Brasileira de Hospitais (FBH)     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
A4Quality Services – Auditoria e Certificação LTDA     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  
DICQ – Sistema Nacional de Acreditação LTDA     Esta entidade é uma gestora de outros programas de qualidade  

Consulta da Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde

O buscador do Qualiss permite que o usuário encontre o prestador pelo nome, por tipo de estabelecimento (hospital, hospital-dia, clínica ou Serviço de Apoio à Diagnose e Terapia - SADT), estado ou município. A ferramenta contempla estabelecimentos acreditados em nível máximo por instituições acreditadoras de serviços de saúde no país; prestadores com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa, além dos prestadores que participam de projetos de indução de qualidade da ANS (Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e Oncorede).

Para pesquisar, preencha ao menos um campo, deixando em branco os campos não selecionados. Quanto mais campos preencher, mais específico tende a ser o resultado.

Além do buscador, também está disponível, no ícone “Notivisa” a relação de prestadores de serviços de saúde que notificaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a ocorrência de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços, ao menos uma vez nos últimos três meses.

Carregando...

Notivisa

Além do buscador, também está disponível, no ícone “Notivisa” a relação de prestadores de serviços de saúde que notificaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a ocorrência de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços, ao menos uma vez nos últimos três meses.

 

PM QUALISS

O PM QUALISS é um sistema de medição para avaliar a qualidade dos prestadores de serviço na saúde suplementar, por meio de indicadores que têm validade, comparabilidade e capacidade de discriminação dos resultados. Este Programa está sendo desenvolvido por meio do Projeto “Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar”, cujo período de execução é o triênio 2018 -2020.

 

Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar

O Projeto

O projeto Indicadores de Qualidade Hospitalar é desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV) e por meio do programa Proadi-SUS. A iniciativa é pioneira na avalição do desempenho das instituições hospitalares privadas do país.

O projeto visa criar um sistema único de avaliação da qualidade dos hospitais que permita comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.

Para isso, está sendo desenvolvido um painel geral composto por 14 indicadores de qualidade e um conjunto de indicadores específicos para cinco linhas de cuidado referentes às condições clínicas mais prevalentes em internações hospitalares no Brasil. O projeto definiu também um hospital de excelência para ser corresponsável por cada condição:

  1. Acidente Vascular Cerebral: Hospital Moinhos de Vento
  2. Síndrome Coronariana Aguda: Hospital do Coração
  3. Câncer de mama e próstata: Hospital Sírio-Libanês
  4. Artropatia de quadril: Hospital Alemão Oswaldo Cruz
  5. Sepse: Hospital Israelita Albert Einstein

 

Projeto Piloto

O projeto foi desenvolvido entre agosto de 2018 a dezembro de 2021 e contou com a participação dos demais Hospitais considerados de Excelência pelo Ministério da Saúde. Para compor a fase piloto desse projeto, foram selecionados 12 hospitais, de um total de 82 inscritos. Ao longo dos três anos, 14 pesquisadores participaram da iniciativa e 119 reuniões foram realizadas, envolvendo o comitê gestor e subcomitês de especialidades.

Os hospitais receberam treinamento para a coleta de indicadores e tiveram acesso a uma plataforma para obtenção e visualização dos dados. Além da plataforma para coleta e análise dos dados e processamentos dos indicadores de qualidade hospitalar, o Projeto prevê uma metodologia de comparabilidade entre as instituições hospitalares, possibilitando benchmarking.

Ao final, foram definidos 63 indicadores de qualidade, sendo que 14 compõem o painel geral (dentre os quais taxa de partos vaginais, tempo médio de internação, tempo médio de permanência na emergência, taxa de mortalidade institucional e incidência de quedas com danos) e 49 indicadores para cinco linhas de cuidados específicas: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), sepse, artropatia do quadril e câncer de próstata e de mama.

 

Entregas do projeto

Através do projeto, foi criado um Sistema de Informação Hospitalar (Sihosp) para a coleta de dados e cálculo dos indicadores do painel geral e das linhas de cuidado.  A partir de agora, o sistema será internalizado pela ANS para seja feita a implementação da coleta de dados em larga escala no setor e, com isso, as informações possam ser disponibilizadas para a sociedade. Este sistema permitirá a comparabilidade, identificação de boas práticas e pontos de aprimoramento, desenvolvimento de políticas baseadas em desempenho e disponibilidade de informações para a sociedade, possibilitando maior poder de decisão sobre os serviços disponíveis.

 

Evento de encerramento do projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Hospital Moinhos de Ventos realizaram, na sexta-feira (13/11), um evento online para marcar o encerramento do projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospital.

 

Confira as apresentações do evento

MaterialPalestranteAcesse
Métricas da Qualidade em Saúde e impactos para o Futuro Ana Paula Cavalcante- ANS Visualizar Ana Paula Cavalcante- ANS (.pdf)
Resultados dos Indicadores: Painel Geral e Linhas de Cuidado Ruchelli França – HMV Visualizar Ruchelli França – HMV (.pdf)
Indicadores em Linhas de Cuidado Estratégicas Leonardo Augusto Carbonera Visualizar Leonardo Augusto Carbonera (.pdf)
Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar: Avaliação da qualidade e desfechos hospitalares Ruchelli França – HMV Visualizar Ruchelli França – HMV (.pdf)

 

Conheça os indicadores gerais de qualidade hospitalar

 

Além dos indicadores do painel geral, o Projeto Consórcio Nacional de Indicadores de Qualidade Hospitalar conta com indicadores para cada uma das seguintes linhas de cuidado: Acidente Vascular Cerebral (AVC), Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Sepse e Choque Séptico, Artropatia de Quadril, Câncer de Próstata e Câncer de Mama.

Estes indicadores foram elaborados por subcomitês específicos para cada especialidade, composto por profissionais indicados pelos Hospitais de Excelência que participam do PROADI-SUS, e validados pela ANS.

 

Quadro-resumo do projeto Indicadores de Qualidade Hospitalar

 


Monitoramento da qualidade da Atenção Materna e Neonatal

A ANS monitora também a qualidade dos Prestadores de Serviços da Saúde Suplementar no âmbito da atenção Materna e Neonatal, através da divulgação do Painel de Indicadores de Atenção Materna e Neonatal.

Os Indicadores da Atenção Materna e Neonatal podem ser consultados por operadora de planos de saúde e por hospital/maternidade, aplicando-se diferentes filtros como por unidade da federação (UF). Os dados são exibidos em percentuais e gráficos. Os cálculos são realizados com base em dados extraídos do Padrão TISS (Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC/MS) e em bases de dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As fichas dos indicadores são divulgadas junto com os resultados e permitem saber mais sobre o método de cálculo. Esta publicação se relaciona com o Programa Parto Adequado, realizado pela ANS desde 2015, que incentiva condições favoráveis para o parto normal e contribuem para reduzir o alto índice de nascimentos pela via cirúrgica (“cesariana”) na saúde suplementar. Iniciado como um Projeto-Piloto, o Parto Adequado tem se consolidado como um Movimento, viabilizado mediante parceria entre a ANS, o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement – IHI, com o apoio do Ministério da Saúde (http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/parto-adequado).


Compartilhe:

 
Fim do contéudo da página
Início do rodapé
ANS no Twitter
ANS no YouTube
ANS no Facebook
ANS no Likedin
RSS
ANS no Instagram
Acesso à Informação
Marca do Governo Federal
Fim do rodapé

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - Av. Augusto Severo, 84 - Glória Rio de Janeiro/RJ - CEP: 20021-040

Ir para o topo da página